Mercado das Branded Residences com previsão de crescimento de 55% até 2026.
O mercado das branded residences goza de um crescimento sustentado apesar da recente e significativa turbulência económica, segundo mostram os dados mais recentes recolhidos pela Knight Frank, de quem a Quintela + Penalva é associada desde 2021.
O Knight Frank Global Branded Residences Report 2023, teve em conta o portfólio de 15 operadoras líderes de luxo no segmento das branded residences (imóvel residencial ou de turismo residencial associado a uma marca).
O relatório identificou 186 projetos ativos em todo o mundo e 32 que ficarão concluídos ainda em 2023 – 23 estarão em funcionamento em 2024, 26 em 2025 e 22 em 2026; outros 35 projetos estão ainda em fase de preparação, sem data de lançamento confirmada. Feitas as contas, o número de novos projetos com datas de abertura conhecidas representa uma taxa de crescimento anual de 12% até 2026 – ou seja, 55% no total até 2026.
A América do Norte representa quase 40% de todos os projetos, sendo precedida pela região Ásia-Pacífico (20%) e ainda pela Europa (13%). Os projetos estão localizados em 52 países, com os EUA em destaque (106) – os Emirados Árabes Unidos, a Tailândia, o Reino Unido e a China também apresentam números de projetos de dois dígitos. Olhando à lupa, nos EUA a Flórida é líder por comparação a todos os outros estados (e 80% dos projetos da Flórida encontram-se em Miami).
Em termos de mercados em crescimento, 60% do mercado do Médio Oriente está atualmente em desenvolvimento. Seguem-se a Europa e a América Latina com 49% e 46%, respetivamente. Em termos absolutos, os maiores projetos em desenvolvimento encontram-se nos EUA (36 projetos conhecidos), nos Emirados Árabes Unidos (7), no México (7), no Reino Unido (5) e na Arábia Saudita (4).
No que às marcas diz respeito, o Ritz-Carlton lidera com o maior número de projetos, seguido do grupo Four Seasons. Em termos de taxa de crescimento, a Aman e a Six Senses lideram com 68% e 67%, respetivamente, com grande parte do portfólio total atualmente em fase de desenvolvimento. A investigação da Knight Frank confirma que este crescimento da oferta será acompanhado pela procura.
Leia o artigo completo aqui.
Conheça as Branded Residences promovidas pela Knight Frank.