Quintela + Penalva | Knight Frank apresenta os principais destinos residenciais de luxo no mundo

No dia 10 de maio, em Lisboa, decorreu o evento de apresentação do The Wealth Report, um estudo da imobiliária Knight Frank que acompanha o desempenho dos imóveis de luxo em 100 localizações-chave. Esta iniciativa que juntou vários nomes importantes do imobiliário português foi organizada e promovida pela Quintela Penalva + Knight Frank, consultora especializada no imobiliário de luxo.

Segundo o relatório apresentado, em 2022 o Algarve surge em sétimo lugar e o Porto aparece pela primeira vez no ranking, no décimo lugar, à frente de Cannes ou Zurique. Lisboa figura na 40ª posição, equiparada a Florença e Madrid.

O Algarve consta ainda no top 5 dos destinos de sol mais procurados do mundo, juntamente com localizações como Dubai, Miami e Bahamas.

Estes e muitos outros dados foram assim revelados no evento dirigido pela Quintela + Penalva | Knight Frank, que foi a anfitriã da partilha deste estudo cuja apresentação teve lugar na Antas da Cunha ECIJA. O evento contou ainda com a presença e moderação de António Costa, do Jornal Eco, da Mondego Capital Partners, Vic Properties e Vanguard Properties.

O relatório foi apresentado por Alex Koch de Gooreynd – com mais de 25 anos de experiência, está desde 2005 a trabalhar com a centenária parceira da Quintela + Penalva, sendo responsável pelas networks portuguesas, austríacas e suíças.

Apesar de um contexto de inflação e de guerra no continente europeu, o mercado do imobiliário luxo cresceu em Lisboa, cidade que registou um aumento de 6% no que ao preço dos imóveis de luxo diz respeito. No Porto a subida foi maior, 12,7%, com a tendência a revelar-se ainda mais elevada no Algarve (15,5%) – exemplo disso são as propriedades de luxo disponíveis na Quinta do Lago, com um preço base estipulado nos 3.500,000 euros. 

De acordo com o The Wealth Report, nas 25 cidades monitorizadas para o efeito, é esperado que, em média, os preços dos imóveis de luxo aumentem 2% em 2023, com o Dubai a liderar a previsão (13,5%). Nesse sentido, o mercado de Lisboa (4%) regista um contínuo crescimento no que ao segmento de luxo diz respeito, sendo apenas precedida por Dubai e Miami – a capital portuguesa está equiparada a cidades como Dublin e Paris, e surge à frente do Mónaco (3%) e de Nova Iorque (2%). 

Tendo em conta os mercados residenciais mais caros do globo, o relatório mostra também que Lisboa surge à frente do Dubai, com um milhão de dólares a tornar possível a aquisição de 96 metros quadrados – já na cidade dos Emirados Árabes Unidos, o mesmo valor permite a compra de 105 metros quadrados. Madrid segue logo atrás, com 106 metros quadrados. Mónaco, Hong Kong, Saint Tropez, Nova Iorque e Singapura equiparada a Londres fazem o top 5 dos destinos mais caros tendo em conta o preço por metro quadrado.

Olhando ainda a padrões de compra, Portugal é o destino europeu número 1 dos investidores norte-americanos, que, pela primeira vez, se encontra no top 5 dos investidores em Portugal. 

Alex Koch de Gooreynd referiu, em Lisboa, que “desde que a Knight Frank se juntou à Quintela e Penalva, temos visto um aumento da procura de produto residencial em Portugal. O país deixou de ser um mero local de residência de férias para um dos destinos de localização mais populares para famílias que procuram uma mudança de estilo de vida”.

Sobre Quintela + Penalva| Knight Frank

A Quintela + Penalva | Knight Frank é uma consultora imobiliária especializada no segmento luxo, com uma posição consolidada no mercado nacional. Fundada em 2004, por Francisco Quintela e Carlos Penalva, a partir de 2021 passa a ser Quintela + Penalva I Knight Frank, integrando uma rede com mais de 480 escritórios, presente em 57 países e cinco continentes. A Knight Frank LLP é uma empresa independente, sediada em Londres e líder no sector imobiliário, onde opera há 125 anos com reconhecido know-how no aconselhamento a clientes individuais e institucionais, promotores e investidores.

Sobre o The Wealth Report |2023 Edition

O relatório The Wealth Report teve em conta dois inquéritos, a começar pelo HNW Pulse Survey,que teve em conta a perspetiva de 500 HNWI (High-net-worth individual, isto é, pessoas com um património líquido de 1 milhão de dólares ou mais, incluindo a sua residência principal) oriundos de 10 países e territórios diferentes, incluindo Austrália, China continental, França, Itália, Singapura, Espanha, Suíça, Reino Unido e EUA (foi realizado em Janeiro de 2023). O segundo inquérito, The Attitudes Survey, teve em conta as respostas dadas em novembro de 2022 por mais de 500 banqueiros privados, consultores de património, intermediários e escritórios familiares que, entre eles, gerem mais de 2,5 biliões de dólares de património para clientes UHNWI.

Leia o artigo completo do Wealth Report 2023 aqui.

Junte-se à discussão

Comparar listagens

Comparar